27 janeiro 2013

Crumble de Pêra e Aveia

Chuva, vento e frio...e um doce acabado de sair do forno para nos aquecer e aconchegar!


Receita Crumble de Pêra e Aveia

Crumble:
10 Pêras
1 Limão
Açúcar em pó
Canela
125 gr Farinha de aveia
75 gr Flocos de aveia
175 gr de Açúcar
100 gr Manteiga amolecida


Creme de Baunilha:
Vagem de baunilha
100 gr Açúcar fino
1 Colher de sopa de farinha maisena
3 Ovos
300 ml de Leite



1. Pré-aquecer o forno a 200º. Descascar as pêras e laminá-las. Dispor as fatias de pêra num tabuleiro de forno e regar com gotas de limão. Polvilhar com açúcar em pó e canela a gosto. Cobrir o tabuleiro com papel vegetal e levar ao forno por 15 minutos.

2. Entretanto, misturar a farinha de aveia com os flocos, o açúcar, a manteiga e uma colher de café de canela até ficar com uma consistência granular.

3. Retirar as pêras do forno e cobrir com a mistura de aveia. Levar ao forno por mais 30 minutos ou até ficar dourado (não cobrir com papel vegetal). Nos últimos minutos, poder-se-á ligar o grelhador do forno para tostar ligeiramente.

4. O crumble combina deliciosamente com creme de baunilha. Para isso, basta misturar o açúcar com a farinha maisena  e 3 gemas. Separadamente, ferva o leite com a vagem de baunilha. Junte ao preparado anterior e leve ao lume até engrossar sem nunca parar de mexer. Uma sugestão: também podemos utilizar preparado de custarda para fazer este creme, seguindo apenas a receita da embalagem.

Sem comentários:

Publicar um comentário